MANICÓMIO (based on a true story)


Projeto de inclusão social inserido num espaço de cowork.
Ao fim de mais de 20 anos a trabalhar com doentes do Júlio de Matos, reconhecendo-lhes talento e expondo as suas obras ao lado dos grandes nomes da arte contemporânea nacionais e internacionais ou até de realizadores como Emir Kusturica, Sandro Resende e José Azevedo decidiram ultrapassar as barreiras dos muros e das instituições hospitalares num projeto a que deram, propositadamente, o nome de MANICÓMIO.

O projeto surgiu num momento em que quase um quinto da população portuguesa sofre de doenças mentais, segundo o relatório Health at a Glance 2018, da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico e afirma-se como uma marca de inovação social que tem como compromissos contribuir para desmistificar o estigma associado à doença mental, incentivar a empregabilidade dos doentes e promover a sua inclusão social.
Como lançamento da marca, inaugurou-se a 22 de março de 2019, o primeiro espaço MANICÓMIO, dedicado à criação crua (raw creation), por artistas e outros talentos criativos que experienciaram ou experienciam doença mental. Para o primeiro ano foram atribuidas 10 bolsas de estudo e criados ateliers de trabalho no NOW_Beato, um hub social de cowrking, tónico fundamental rumo a uma reinserção psicossocial e profissional dos doentes. Esta vertente social do MANICÓMIO facilita o caminho da inclusão, para que os artistas consigam crescer de forma comunitária e autónoma, com maior sentido de responsabilidade a cada projeto, e com a finalidade de ultrapassar dentro da população, os estigmas associados à doença mental.
Esta semana um dos seus fundadores – Sandro Resende – foi distinguido com o prémio “Lisboeta do ano”, e a organização foi também capa da Marketeer.
É uma grande honra para mim apadrinhar este projeto em nome da empresa para a qual trabalho, no âmbito do seu programa para a cidadania.
Há esculturas de monstros, fotografias, contos e desenhos criados todos os dias no Manicómio. É assim este ateliê e galeria de arte feito para os doentes mentais que está no Beato, em Lisboa, na área de cowork Now (No Office Work), vão até lá.
Rua do Grilo, 135. Seg-Sex, 09.00-19.00. Entrada livre.

Isabel Pina nº 104 352

Comentários

Mensagens populares