"Big God" inspirado no "Vuelo de brujas"


 , 1798



   A arte contemporânea já não se trata de originalidade, mas sim na liberdade de representação e de técnica.
   Em aulas anteriores falamos sobre a arte em forma de instalações e de performances e pensei na representação de obras de arte numa coreografia. Por isso decidi partilhar convosco o videoclip de Florence + The Machine para a música "Big God" que se inspira na pintura a óleo de Francisco Goya, Vuelo de brujas (1798).
   O videoclip foi dirigido por Autumn de Wilde em 2018 e o seu principal foco não é representar em detalhe a pintura de Goya, mas sim em pegar nas figuras-chaves e usá-las na narrativa da música e do vídeo. 
   No quadro original existem três figuras masculinas: uma no centro a cobrir-se com um pano branco, outra no canto esquerdo a tapar as orelhas e a terceira a ser devorada pelas bruxas que estão a voar. No videoclip não há presença masculina. A substituir o homem do centro da imagem encontra-se Florence Welch e por cima dela flutuam mulheres com roupas íntimas e véus coloridos.




   

   Coreografado por Akram Khan e a própria Florence, a intenção destes artistas é mostrar neste videclip a força que existe na escuridão, na solidão e na espera. Depois de enfrentarmos a nossa “inner beast” tornamo-nos mais resilientes e somos mais poderosos em comunidade. Florence queria explorar o poder do feminismo e da bruxaria. A artista diz que “Women who bond themselves together like this, and rise up together like this, are usually accused of being witches, so I wanted to explore that,” 


   Contrariamente ao original, as figuras estão a dançar por cima de água o que pode indicar reflexão. A cantora está a tentar ultrapassar um antigo relacionamento que acabou repentinamente. Essa pessoa é agora um fantasma porque desapareceu sem dar justificações. A religião é a sua fuga mas no fim, a artista é deixada sozinha mostrando que no fim só nos temos a nós próprios.

Margarida Preto, 153123



Comentários

Mensagens populares