"Vítimas da Ganância", videoclip de Isabel Pina

Vítimas da Ganância, 2015, Pekagboom, Isabel Pina

Um realizador amigo foi contactado pelo rapper Pekagboom para fazer um videoclip para um dos seus temas. No entanto, na altura não tinha disponibilidade para fazer o trabalho, e perguntou-me se eu teria tempo e interesse. Fiquei um pouco indecisa, pois não aprecio muito os géneros hip-hop e rap, mas resolvi ainda assim falar com o artista. Fiquei surpreendida com a mensagem forte das letras das suas músicas, com o foco em temas como a inclusão social, afirmando-se o artista como “rapper de intervenção social” (espreitem a página dele no Facebook).


Fiquei entusiasmada com o desafio de fazer este trabalho, e assim, escrevi, produzi e realizei este videoclip. Esta música fala de ganância e de interesses económicos, em detrimento da proteção às crianças, sobretudo em África. Este trabalho tem servido de objeto de debate em algumas palestras e televisão (Televisão de São Tomé e RTP África).

Decidi que as filmagens seriam no Bairro da Quinta do Mocho, uma vez que alguma da degradação que se observava no Bairro complementaria a mensagem deste tema. A Quinta do Mocho é um bairro social situado na zona de Sacavém (junto início/final A1), e como tal nos planos gravados no terraço do prédio foi muito difícil esconder a Ponte Vasco da Gama.
A Quinta do Mocho é atualmente a maior galeria de arte urbana a céu aberto da Europa, com obras de artistas portugueses e estrangeiros, o que tem ajudado a melhorar a imagem do bairro.
Isabel Pina

Comentários

  1. iquei com vontade de ir visitar a Quinta do Mocho para fazer uma reportagem fotográfica da street art por si anunciada, Isabel. Quanto ao vídeo, engraçado como, afirmando não gostar deste estilo de música, não resistiu a sublinhar a performance da masculinidade assertiva, com planos em contra picado em que o rapper coloca a mão no escroto...

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares