SOMOS TODOS ARTISTAS *

Pense como um artista e tenha uma vida mais criativa, de Will Gompertz

Venho apresentar-vos um livro que se aproxima de Art as Therapy, de Alain de Botton e John Armstrong, que andamos a estudar em aula. De facto, Art as Therapy procura transmitir, através de obras de arte, valores para a vida, melhorando o modo como a encaramos, experienciamos e vivenciamos, e também Somos Todos Artistas tem o objetivo de nos proporcionar uma vida melhor através da fruição da arte.

Enquanto que o livro por nós estudado se foca em determinadas obras, o de Will Gompertz dá importância ao artista em si, analisando distintos modos de fazer arte de pintores, escritores a performers, alguns muito conhecidos, como por exemplo, Picasso, Van Gogh, Warhol, Marina Abramovic e Duchamp (ou outros que nos dá a oportunidade de conhecer pela primeira vez).

Trata-se de um livro bastante dinâmico, com muitas imagens para explorar, e que  incorpora citações de artistas, para, tal como o subtítulo indica, termos uma vida mais criativa, produtiva e, no fundo, feliz.


O autor é um conceituado comentador de arte na BBC, considerado um dos 50 pensadores mais originais do mundo, e andou sempre rodeado de grandes nomes do mundo artístico em diversas vertentes. O livro aborda temas como o sucesso, o erro, o valor comercial, o plágio vs. inspiração, o detalhe, a coragem, a importância de desenvolver uma perspetiva global ou o pensamento crítico, numa espécie de História da Arte condensada, com uma reflexão final sobre o sistema educativo. Trata-se de um pequeno manual de instruções, escrito por etapas, para virmos a ser melhores humanos, desfrutando do planeta de forma positiva, com todo o nosso potencial.



É um privilégio acedermos ao mundo pessoal destes artistas, incluindo pormenores sobre momentos da sua vida privada, com o intuito de procurarmos o significado da Vida. Este livro irá decerto alterar a vossa maneira de ver o mundo!


Nuno Dias

Comentários

Enviar um comentário

Mensagens populares