MIMA - "Um museu de Género onde todos cabem"

Hoje venho partilhar uma recente descoberta, o MIMA - Museu Internacional da Mulher Associação.
Imagem retirada do site oficial

"Uma associação de Homens e Mulheres.
Um museu de Género onde todos cabem.
Porque excluir não faz o nosso género."





Este museu é membro da International Association of Women's Museums e tem como principais objetivos dar a conhecer realizações femininas e o papel das mulheres não só na sociedade portuguesa como por todo o mundo, através de palestras, conferências, exposições, concertos, entre outras iniciativas. Pretende também promover a valorização da mulher e levantar questões relacionadas com o género.

A primeira exposição de arte do MIMA tem como nome "Meu corpo, minha língua" e é focada na violência contra a mulher; foi inaugurada dia 22 de novembro e estará exposta até 21 de fevereiro, no Forum Grandela, em São Domingos de Benfica, em Lisboa.
Katia Canton é a curadora desta primeira exposição do museu, sendo que as suas obras também estão expostas, juntamente com as obras de mais cinco artistas de vários países lusófonos: Cristina Ataíde, Rosana Paulino, Domingos Mazzilli, Beth Moysés e Mónica de Miranda.

O museu tem também uma parceria com a Antena 2 e através de podcast No Tempo das Dálias pretende promover a contribuição feminina para a construção da sociedade, dando a conhecer em cada episódio uma figura feminina; o primeiro episódio do posdcast destaca Carolina Beatriz Ângelo.

Para mais informações sobre o museu e futuros projetos consultem o site!

Telma Roque

Comentários

  1. Desconhecia este museu, Telma. O conceito parece interessante, mas a instituição um pouco parada, tendo em conta que foi criada em 2016 e só agora começam a fazer coisas... confesso que até fiquei com vontade de propor umas aulas abertas sobre arte feminista.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares