Lady Gaga x Marina Abramovic

Como falámos na última aula sobre a colaboração entre Vanessa Beecroft e o rapper Kanye West, queria trazer outro exemplo de como os performers se aliam a figuras importantes da cultura popular contemporânea. Neste caso refiro-me a Marina Abramovic e Lady Gaga.


Efetivamente, durante três dias, a cantora foi sujeita ao Método Abramovic, que consiste em exercícios estimulantes do corpo físico e mental, para situar o ser humano no tempo presente. O Método inclui permanecer em silêncio durante algum tempo, até rejeitar a tecnologia, ou realizar pequenos exercícios vocais e momentos de meditação, passando pelo uso de cristais, de modo a recarregar energias e despertar os sentidos, num momento de reencontro consigo mesmo.
Vejam os vídeos que documentam o processo de Lady Gaga: Parte 1 e Parte 2.

Para além disso, a cantora participou numa leitura de Solaris de Stanislaw Lem, um escritor de ficção científica que fala sobre a tentativa falhada de comunicação, numa conferência da performer. Eis o excerto que encontrei na internet.

Deixo-vos aqui duas imagens dos exercícios do Método Abramovic

        












Nuno Dias

Comentários

  1. Neste caso não se trata propriamente de um processo de colaboração (como Beecroft e West), mas antes a experimentação de um método de arte-terapia desenvolvido por uma performer de outra geração (uma espécie de figura maternal, quase, parece-me), cujo trabalho Lady Gaga reconhece e valoriza.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares