Keith Harring: a manifestação política

Resultado de imagem para keith haring obras
Fonte
    




Keith Haring nasceu em 1958 na Pensilvânia e morreu vítima de Sida em 1990, com apenas 31 anos. No entanto, este artista pode ser apelidado de excecional pela forma como uma arte tão inteligível tem um impacto em tão grande escala. Assim como muitos artistas da sua geração, rejeito uma arte académica e decidiu criar arte numa jornada autodidata.

Dias antes de falecer, o artista contou a uma amigo como começara o seu percurso artístico. No verão de 1980, vivia em condições precárias e pediu um atelier emprestado, comprou um rolo de papel decidido a trabalhar em formatos maiores, colou pedaços de papel ao chão e começou por desenhar figuras abstratas: foi daí que surgiram as figuras icónicas, que o representam. Neste processo de desenvolvimento, o artista decidiu que a sua arte seria definida pela linha. 
1980 foi um ano decisivo para Harring em diversos aspetos: começou a desenhar nas paredes da estação do metro com giz como forma de testar a sua arte, usando as paredes como tela. Durante essa época o graffiti ainda era visto como vandalismo e a arte de Haring começa a destruir esse estigma pois a simplicidade dos desenhos cativava o público.  Inspirando-se na ascensão de alguns artistas da Pop Art, Harring criou uma linguagem com figuras singulares e linhas simples.

Resultado de imagem para moma keith haring


Come to My Party (The Prince Von Thurn und Taxis Invites You For Princess Gloria's Birthday Party!)(1989) MoMA




Durante os anos 1980, quando Haring se mudou para Nova Iorque, a cidade estava propícia à criação artística devido a uma imensabafluência de artistas. Isto levou a que o artista conseguisse mostrar as suas criações em exposições coletivas e nas performances que realizava. 
Os posters de Haring, produzidos pela primeira vez em 1982, são a sua maior expressão artística e têm sempre um pendor ativista. O artista usou-os para chamar atenção para diversas causas como a homossexualidade, a prevenção do HIV, a consciencização da guerra nuclear ou a defesa dos direitos humanos. Para mais, ao criar e vender posters, desenvolveu uma arte acessível a todos.
Resultado de imagem para moma keith haring
Sem título (1982) MoMA

Maria Beatriz Pinto

Comentários

  1. Harring foi um dos artistas apadrinhados por Andy Warhol, tal como referi num comentário anterior, e, como sublinha no seu post, usava técnicas próximas da Pop Art.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares