(in)sanidade de Isabel Pina

Curta metragem (in)sanidade, 2012, Isabel Pina

Em 2011, uma amiga falou-me de uma ideia que tinha acerca de um tema perturbador, e supostamente real, que acontecia em instituições para tratamentos de doenças mentais — os doentes internados serem vítimas de abusos por parte de quem os deveria proteger naquela condição, os profissionais de saúde.
Esta ideia não me saiu mais da cabeça e decidi que lhe daria vida. Assim escrevi e realizei esta curta metragem.

Sinopse
Uma mulher está internada num hospital psiquiátrico, e a sua condição vai piorando pois é frequentemente vítima de abusos por parte daqueles que a deveriam proteger... haverá perdão para um pecado mortal cometido perante as leis divinas? E o Diabo, o que terá a dizer sobre isso?
Página do Facebook



Durante o processo de pré-produção da curta metragem, decidi que seria pertinente filmar no Hospital Júlio de Matos, e assim, após autorização do hospital, a curta foi rodada no Pavilhão 28 - entretanto já desmantelado – pavilhão este que teria acolhido os doentes com complicações mais graves.
Durante os preparativos das filmagens, descobri que ao longo das paredes dos corredores do pavilhão, se encontravam muitos desenhos artísticos, e fiquei bastante surpreendida quando me foi explicado que os desenhos eram da autoria dos próprios doentes. Fiz questão de filmar alguns planos dos desenhos.

Atualmente o Projeto MANICÓMIO tem um programa de apoio à atividade artística de pessoas portadoras de doença mental, dando continuidade ao trabalho de Sandro Resende, que anteriormente já havia apresentado trabalho similar com esta comunidade, no Pavilhão 28 (Hospital Júlio de Matos). MANICÓMIO tem sede no espaço Now Beato, como projeto de inclusão social inserido num espaço de cowork.

A empresa onde trabalho apoia um projeto da MANICÓMIO, do qual tenho a honra de ser “madrinha”.

Visitem, vão até lá J
Farinha, Ricardo, "Manicómio: a nova galeria de Lisboa só tem obras de artistas com doenças mentais". New in Town, 26/02/2019.
Isabel Pina

Comentários

  1. Que interessante a sua vida dupla, Isabel ;) Muitos parabéns pelo filme. Grata pela partilha desta informação sobre o Manicómio, um projeto de grande valor que ajudará por certo a combater os preconceitos contra a doença mental.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares