Human Flow, de Ai Weiwei

Ai Weiwei nasceu em 1957 e é um artista multifacetado: é designer, pintor, comentarista e também um ativista social e político (faceta que muito admiro!). Ai Weiwei é extremamente crítico em relação à postura do governo chinês perante a democracia e os direitos humanos; de tal modo que chegou a estar em prisão domiciliária e foi recluso num local desconhecido.
Fonte
Recomendo o documentário Human Flow (2017), dirigido e co-produzido por Ai Weiwei, sobre a actual e global crise de refugiados. Somos transportados para vinte países e é-nos dado a conhecer o impacto desta migração em massa. Ai Weiwei explica como tudo isto começou: depois de lhe ser devolvido o passaporte chinês e numas férias em Lesbos; aí, ele viu refugiados a chegar à costa da ilha grega e começou a filmar com o seu telemóvel. Desde então, esta experiência chocante e traumática deu azo à criação de um documentário sobre toda esta situação oculta nos meios de comunicação.

Fica aqui o trailer!

Madalena Leitão

Comentários

  1. 65 milhões de refugiados correndo as estradas do mundo, enquanto nós nos deprimimos por não termos carga no telemóvel... sim, a arte é um instrumento essencial para mudar consciências, Madalena, tal como foi dito e redito ao longo deste semestre.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares