Bordalo II e a arte de reciclar

Artur Bordalo, mais conhecido por Bordalo II [nome artístico que homenageia o seu avô, o pintor Real Bordalo], nasceu em Lisboa em 1987 e é um artista plástico conhecido pelas suas instalações e esculturas feitas com resíduos e lixo.
Uma das suas séries mais conhecidas é a Big Trash Animals que consiste em esculturas e instalações de animais de grandes dimensões todas feitas a partir de materiais que podem ser encontrados em lixeiras, fábricas abandonadas ou até mesmo em empresas que estão a passar um processo de reciclagem.

O objetivo principal desta série é chamar atenção ao desperdício, ao facto de usarmos materiais não recicláveis poluentes, num modelo capitalista/consumista que ameaça milhares de habitats naturais.
Bordalo II coloca estes “gigantes de lixo” em espaço públicos e urbanos, onde não é suposto encontrá-los. Sendo assim, os animais tornam-se centrais na cidade e apoderam-se dela. As obras de Borlado II podem, pois, ser categorizadas como arte urbana que promove a sustentabilidade e a reciclagem, com na crítica social.
Half Rabbit, Vila Nova de Gaia       
As suas obras estão espalhadas pelo país mas também pelo mundo. Uma das obras com maiores dimensões (e a mais desafiante na opinião do artista) é uma escultura de um Lince Ibérico no Parque das Nações que foi inaugurada na conferência Lisboa+21, com a presença de ministros e de jovens que debateram diversos temas maioritariamente ligados ao ambiente.
Half Trash Wood Turtle, Moncton, Canada


Iberian Lynx, Parque das Nações
Optei por fazer um post sobre este artista por já termos falado de arte urbana nalgumas aulas e também para dar a conhecer a obra de Bordalo II. Tenho uma grande admiração pelo seu trabalho pois pretende introduzir mudanças significativas na nossa sociedade. Gostaria de acabar o meu post com o lema do artista — "One man's trash is another man's treasure".

Para verem mais obras do artista visitem o instagram: b0rdalo_ii

Bibliografia
Bordalo II: A Life of Waste
https://vimeo.com/349997705

Artigo National Geographic Magazine
https://www.natgeo.pt/one-strange-rock/2018/03/bordalo-ii-o-artista-atras-do-lixo 

"Quem é Bordalo II? O homem que do lixo faz arte"
https://www.noticiasmagazine.pt/2017/bordalo-ii/historias/184117/


                                               
                                       Sara Libório

Comentários

  1. Outro artista que, tal como Vik Muniz, usa lixo para criar arte com impacto social e político. Adoro o trabalho dele! (Tomei a liberdade de acrescentar bibliografia)

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares