Berlin Handshape

 Após a Segunda Guerra Mundial, a cidade de Berlim, na Alemanha, foi divida em dois blocos: Oriental, de cariz socialista e Ocidental de orientação capitalista. A nível político, o país ficou dividido na República Democrática Alemã (RDA) e na República Federal Alemã (RFA). 

A RFA era orientada pelos Estados Unidos, França e Reino Unido. A RDA era dirigida pelos países que constituíam a União Soviética. Berlim Oriental pertencia à RDA e Berlim Ocidental pertencia à RFA. Para delimitar fronteiras entre as duas partes da cidade, o governo da RDA iniciou a construção de um muro em 1961, que ficou conhecido como Muro de Berlim. 

 Depois de uma série de contestações em países como a Hungria e a Polónia, os habitantes da RDA começaram a protestar também. Assim, o seu governo anunciou que os alemães da RFA poderiam visitar a região bem como Berlim Oriental. Na madrugada de 9 de Novembro de 1989, os habitantes de Berlim Oriental dirigiram-se à fronteira com Berlim Ocidental e exigiram o direito de poderem ultrapassar a mesma. Após conseguirem transpô-la, começaram a derrubar o muro e a festejar o seu colapso. Uniram-se assim aos alemães de Berlim Oriental, quebrando a desunião da cidade. A sua queda representou uma mudança não só em Berlim, mas também na Alemanha, na Europa e no mundo. 

Para comemorar os 30 anos deste evento significativo, a artista plástica holandesa Meike Ziegler criou um projeto que visa juntar milhares de habitantes da cidade alemã. O objetivo é reunir desconhecidos para conversarem e darem as mãos de forma a que estas fiquem impressas num molde feito de argila. Estes moldes irão servir como testemunho do seu encontro e também como símbolo da unificação de Berlim. No final do projeto, a artista pretende criar uma instalação composta por 10957 moldes, que irão representar o número de dias que já passaram desde que o muro foi derrubado. 


                 Fonte                                                                             
                                                                                                     
                                                                                                 Maria Chingue

Donald, Heather, "Berlin Wall 30th anniversary: Handshake project tries to create connections where there was division", euronews 

Handshape Project   

Meike Ziegler Site

Comentários

  1. Muito interessante reconstruir o conceito de muro como celebração da diversidade, a partir da união de estranhos marcada pelo toque numa bola de barro. Ideia simples e eficaz! Grata pela partilha e pelo resumo histórico, Maria.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares