Programa 19-20_short version
Procurando
definir o conceito de arte e interrogar as suas funcionalidades socioculturais,
tanto a nível coletivo como individual, vamos considerar obras de artistas de
diversas nacionalidades, realizadas em vários media, para delinear o percurso
desde o (pré)modernismo até à contemporaneidade. Desenvolveremos leituras
intersemióticas entre obras do campo das artes plásticas e outros textos, tendo
como paradigmas de análise transversal os tópicos Amor, Dinheiro, Natureza e
Política. A nossa abordagem será guiada pela obra 'Art as Therapy', de Alain de
Botton e John Armstrong, que argumentam
a favor da conceção de arte como uma ferramenta potenciadora da nossa
humanidade, em contraste com a visão modernista que separa os domínios
estético, fenomenológico e político. O nosso objetivo último será, pois,
considerar a funcionalidade que a arte pode cumprir na vida individual e
coletiva, empoderando os alunos como agentes criativos.
Vai
ser proposto um calendário de trabalho, de modo a que os alunos possam preparar
as leituras antecipadamente e contribuir para a discussão dos textos teóricos,
em diálogo com as obras de arte consideradas. Ao longo do semestre, os alunos
vão produzir textos curtos e trabalhar em pequenos grupos para terem feedback dos colegas e/ou prepararem breves
apresentações orais para a turma. Será recorrente a consulta de sites de arte
contemporânea e de sites de museus e/ou galerias que albergam reproduções das
obras dos artistas abordados. Estimulam-se o diálogo, a autonomia intelectual,
as competências discursivas (orais e escritas) e a criatividade (nomeadamente
através do convite à elaboração de trabalhos de índole criativa).
Critérios
de avaliação: Presenças (5%); Colaboração na aula (discussão e exercícios
escritos) e no blogue contemporary-art-flul.blogspot.com
(15%); Projeto criativo de
pesquisa e apresentação oral em modelo de aula aberta (25%); Ensaio (25%);
Teste escrito (30%).
Arnold,
Dana. A Short Book About Art. London:
Tate Publishing, 2015.
De Botton, Alain e John
Armstrong. Art as Therapy. London: Phaidon,
The School of Life, 2016.
Harrison, Charles, Paul Wood e Jaison Gaiger eds. Art in Theory
1900-2000: An Anthology of Changing Ideas. Oxford: Blackwell, 2002.
Stallabrass, Julian. Contemporary Art: A Very Short Introduction.
Oxford, OUP, 2006.
Williams,
Gilda. How to Write About Contemporary
Art. London: Thames & Hudson,
2014.
Comentários
Enviar um comentário