Programa 19-20_short version



Procurando definir o conceito de arte e interrogar as suas funcionalidades socioculturais, tanto a nível coletivo como individual, vamos considerar obras de artistas de diversas nacionalidades, realizadas em vários media, para delinear o percurso desde o (pré)modernismo até à contemporaneidade. Desenvolveremos leituras intersemióticas entre obras do campo das artes plásticas e outros textos, tendo como paradigmas de análise transversal os tópicos Amor, Dinheiro, Natureza e Política. A nossa abordagem será guiada pela obra 'Art as Therapy', de Alain de Botton  e John Armstrong, que argumentam a favor da conceção de arte como uma ferramenta potenciadora da nossa humanidade, em contraste com a visão modernista que separa os domínios estético, fenomenológico e político. O nosso objetivo último será, pois, considerar a funcionalidade que a arte pode cumprir na vida individual e coletiva, empoderando os alunos como agentes criativos.


Vai ser proposto um calendário de trabalho, de modo a que os alunos possam preparar as leituras antecipadamente e contribuir para a discussão dos textos teóricos, em diálogo com as obras de arte consideradas. Ao longo do semestre, os alunos vão produzir textos curtos e trabalhar em pequenos grupos para terem feedback dos colegas e/ou prepararem breves apresentações orais para a turma. Será recorrente a consulta de sites de arte contemporânea e de sites de museus e/ou galerias que albergam reproduções das obras dos artistas abordados. Estimulam-se o diálogo, a autonomia intelectual, as competências discursivas (orais e escritas) e a criatividade (nomeadamente através do convite à elaboração de trabalhos de índole criativa).
Critérios de avaliação: Presenças (5%); Colaboração na aula (discussão e exercícios escritos) e no blogue contemporary-art-flul.blogspot.com
(15%); Projeto criativo de pesquisa e apresentação oral em modelo de aula aberta (25%); Ensaio (25%); Teste escrito (30%).

Arnold, Dana. A Short Book About Art. London: Tate Publishing, 2015.
De Botton, Alain e John Armstrong. Art as Therapy. London: Phaidon, The School of Life, 2016.
Harrison, Charles, Paul Wood e Jaison Gaiger eds. Art in Theory 1900-2000: An Anthology of Changing Ideas. Oxford: Blackwell, 2002.
Stallabrass, Julian. Contemporary Art: A Very Short Introduction. Oxford, OUP, 2006.
Williams, Gilda. How to Write About Contemporary Art. London: Thames & Hudson, 2014.






Comentários

Mensagens populares