Em Roda das Árvores_Performance Coletiva
Este projeto adveio da perturbação e tristeza causadas pela destruição
do jardim na entrada principal da FLUL, que teve lugar este verão quando a
maioria da comunidade académica estava ausente. Um aluno enviou-me um email com
fotografias das árvores decepadas, expressando o seu transtorno e a sua
incapacidade de fazer sentido da ocorrência. A administração alegou que as
raízes de uma ficus adulta (com quase
50 anos) estavam a danificar estruturalmente o edifício e argumentou que por
cada árvore derrubada seria plantada outra.
Num momento em que a desflorestação e os fogos na Amazónia e no Ártico
estão a piorar a atual crise ecológica, convidamos os participantes a
sentarem-se em círculos à volta de uma árvore e a respirarem juntos, ligando-se a
todas as árvores na Terra. Em Roda das
Árvores pretendia ocupar o jardim renovado por um dia, durante o horário de
abertura da faculdade, para desafiar “os industriosos sujeitos da academia” a
suspenderem as suas atividades e (seguindo um guião que inclui o excerto de
Hesse acima citado) desenvolverem um diálogo silencioso com a árvore no centro
do círculo. No entanto, não fomos autorizados a usar esse espaço pois a relva
não está consolidada; vamos pois fazer a performance nas árvores mais próximas,
do outro lado da rua.
No contexto da Greve Climática Global, esta performance interroga
alguns dos pressupostos ideológicos do Antropoceno, nomeadamente a
mercantilização dos seres sencientes de acordo com uma perspetiva utilitária do
planeamento urbano; a estratificação do espaço social e os dispositivos institucionais
de silenciamento e dominação; a hegemonia da abordagem discursiva da realidade
que oblitera outros modos de perceção; a obsessão com a produtividade e a ordem
à custa da contemplação e da utopia.
Evento Facebook
Conceção: Diana V. Almeida
Produção: Inês Almeida, João Gabriel, Mandala de la Rivière, Ricardo Falcato Lopes
Apoios: 2degrees Artivism,
Greve Climática Global, Plataforma em Defesa das Árvores, Quinta dos 7 Nomes
Agradecimentos à Ana Pais e ao Pedro
Terrinha pelas sugestões bibliográficas e pelo diálogo que contribuiu para
modelar esta proposta
Performance integrada no congresso “BreakingBoundaries: Academia, Activism and the Arts”, FLUL, 25-27 set. 2019
Comentários
Enviar um comentário