Calendário 2019-2020
Artes Plásticas Contemporâneas
2018-2019
“To create one’s own world takes courage.”
Georgia O’Keeffe
Diana V. Almeida
contemporaryArt.FLUL@gmail.com
Calendário e avaliação
Setembro
17
Apresentação da docente e dos alunos. Métodos
de trabalho e blogue da cadeira. Programa e bibliografia. Calendário e sistema
de avaliação
19
O que é a arte socialmente comprometida?
Kester, Grant. “Sobre a
relação entre teoria e prática na arte socialmente comprometida”. Textos para uma história da arte socialmente
comprometida, organização Carlos Garrido Castellano e Paulo Raposo, Sistema
Solar, 2019, pp. 77-83.
24
Práticas emancipatórias e pensamento crítico contemporâneo
Rancière, Jacques. “As
desventuras do pensamento crítico”. Política.
Crítica do contemporâneo: Conferências internacionais Serralves 2007,
coordenação Rui Mota Cardoso, comissariado António Guerreiro, Fundação
Serralves, 2008, pp. 75-98.
25 setembro_8h-22h
Em Roda
das Árvores
Performance
Coletiva
Alameda da Universidade / FLUL
26
15h50-17h30
Mesa Redonda com artistas
participantes no congresso “Breaking Boundaries: Academia, Activism and the
Arts” (Anjos 70)
Outubro
1
O que é, para que serve e como funciona a arte?
Arnold, Dana. “Looking”. A Short Book About Art, Tate Publishing,
2015, pp. 9-35.
De Botton, Alain e John
Armstrong. “Methodology”, Art as Therapy,
Phaidon, The School of Life, 2018, pp. 7-91.
3
Como se lê arte?
Arnold, Dana. “Reading
Art”. Art History, A Very Short
Introduction, Oxford, pp. 90-104.
8
Como se escreve sobre arte?
Williams,
Gilda. “The three jobs of communicative art-writing”, “How to substantiate your
ideas”, “’Evaluating’ texts”, How to
Write About Contemporary Art. Thames
& Hudson, 2014, pp. 49;
53-65; 163-170.
Coli,
Jorge. “A frequentação”. O que é a arte,
Brasiliense, 2011, pp. 117-131.
10
Modernidade e pós-modernidade: enquadramentos teóricos
Barrett, Terry. “Theory and
Art Criticism”. Criticizing Art:
Understanding the Contemporary, McGraw Hill, 2000, pp. 29-62.
15
Como se lê arte numa perspetiva socialmente comprometida?
De Botton, Alain e John
Armstrong. “Methodology”, Art as Therapy,
Phaidon, The School of Life, 2018, pp. 7-91.
17
Amor
De Botton, Alain e John
Armstrong. “Love”, Art as Therapy,
Phaidon, The School of Life, 2018, pp. 93-121.
Arnold, Dana. “Devotion”. A Short Book About Art, Tate Publishing,
2015, pp. 105-131.
22
...
24
...
29
Teste
30
Natureza
De Botton, Alain e John
Armstrong. “Nature”, Art as Therapy,
Phaidon, The School of Life, 2018, pp. 123-151.
Hogan, Linda. “Preface” e
“Walking”. Dwellings: A Spiritual History
of the Living World, Norton, 2007, pp. 11-12 e 155-159.
Novembro
5
...
7
...
12
Política
De Botton, Alain e John
Armstrong. “Politics”, Art as Therapy,
Phaidon, The School of Life, 2018, pp. 189-229.
Kester, Grant. “Sobre a
relação entre teoria e prática na arte socialmente comprometida”. Textos para uma história da arte socialmente
comprometida, organização Carlos Garrido Castellano e Paulo Raposo, Sistema
Solar, 2019, pp. 77-83
14
...
19
...
Marcação
data apresentação oral
Entrega da
crítica a exposição
21
Dinheiro
De Botton, Alain e John
Armstrong. “Money”, Art as Therapy,
Phaidon, The School of Life, 2018, pp. 153-187.
Freeland, Cynthia. “Money,
markets, museums”, Art Theory, A Very
Short Introduction, Oxford, 2006, pp. 60-82.
26
...
28
...
Dezembro
3
Aula aberta
Projeto
criativo de pesquisa e apresentação oral
5
Aula aberta
Projeto
criativo de pesquisa e apresentação oral
10
Aula aberta
Projeto
criativo de pesquisa e apresentação oral
12
Aula aberta
Projeto
criativo de pesquisa e apresentação oral
17
Aula aberta
Projeto
criativo de pesquisa e apresentação oral
19
Afinal, o que é a Arte Contemporânea?
Construção de um esquema
visual coletivo a partir de elementos trazidos pelas alunas
Registo
escrito sobre projeto criativo
Lista
posts blogue
Obras e artistas em
foco por ordem alfabética
Ana Mendieta, Silueta Series (1973-1980)
Andres Serrano, Immersion (Piss Christ)
(1987)
---. Torture (2015)
Andy Warhol, Race Riot (1964)
---. Big Electric Chair (1967)
---. The Last Supper (1984)
Barbara Kruger, Untitled (We Won’t Play Nature
to Your Culture) (1983)
---. Untitled (Your Body is a Battleground) (1989)
Bill Viola, Surrender (2001)
---. Tristan’s Ascension (The Sound of a Mountain Under a Waterfall) (2005)
---. Fire Woman (2005)
Björk, “All is Full
of Love”, Homogenic (1999)
Carrilho da Graça e António Adão da
Fonseca, Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva
(1998-1999)
Cindy Sherman, History
Portraits Series (Untitled # 193-228)
(1990)
Christo e Jeanne-Claude, The Pont-Neuf Wrapped (1975-1985)
Dimitrit Tsykalov, AmEx CARD (2005)
Ed Kienholzs, The Portable War
Memorial (1968)
Edward Hopper, Rooms by the Sea (1951)
Edward Weston, Refracted Sunlight on Torso (1922)
Egon Schiele, The Embrace (1917)
Ernesto de Sousa, The Promised Land –
Requiem para Vilarinho das Furnas (1979)
Francis Bacon, Three Studies of
Lucian Freud (1969)
Frida Kahlo, The Two Fridas
(1939)
---, Roots
(1943)
Georg Baselitz, Rebell (1965)
Georgia O’ Keeffe, Oriental Poppies (1927)
---. Sky
above Clouds, IV (1965)
Helena Almeida, Estudo para dois espaços (1977)
---. Ouve-me (Hear me) (1979)
---. Seduzir (2002)
Henri Matisse, La Danse (1909-1910)
Imogen Cunningham, Self-portrait (1906)
James Turrell, Roden
Crane, Arizona (1979-)
Jeff Koons, série Made
in Heaven (1990)
Joana Vasconcelos, Cinderela (2007)
Julião Sarmento, Tales on Dirty
Realism (1987)
Kiki Smith, Virgin Mary
(1992)
---. Earth (2017)
Louise Bourgeois, Fillette (1968)
---. Cell
(Arch of Hysteria) (1992–1993)
Lourdes Castro, Sombra
projectada de René Bertholo (1964)
---. Ombres Colorées autour d'un Vase (1975)
Lucian Freud, HM Queen Elizabeth II
2000-2001 (2001)
Marcel
Duchamp, Fountain (1917)
---. L.H.O.O.Q. (1919)
Maria Helena
Vieira da Silva, The
Corridor (1950)
Mark Rothko, Untitled (Violet, Black, Orange,
Yellow on White and Red) (1949)
Pablo Picasso, Guernica ( 1937)
---. Centaur and Bacchante
with Faun1947)
Paula Rego, Snow
White Swallows the Poisoned Apple (1995)
Pedro Cabrita Reis, A Broken Line (2014)
Richard Hamilton, Just What Is it that
Makes Today's Homes so Different, so Appealing?
(1956)
Robert Smithson, Spiral Jetty (1970)
Vanessa Beecroft, White Madonna with
Twins (2006)
---. VB61 Still Death!
Darfur Still Deaf? (2007)
---. VB64 Performance / Sculpture at Deitch Studios, Long Island City (2015)
Vik Muniz, Action
Photo, after Hans Namuth from Pictures of
Chocolate (1997)
---. Diana (Gordian Puzzles)
The Gipsy (Magna) (2018)
Vincent Van Gogh, Bedroom in Arles (1888-1889)
Walter de Maria, The New York Earth Room (1977)
Yoko Ono, Wish Tree (1981-)
Avaliação
Presenças — 5%
Participação —15%
Crítica a exposição — 25%
Projeto criativo — 25%
Teste — 30%
1. Presenças
Contabilizadas em todas as aulas. Independentemente da assiduidade, os
trabalhadores estudantes terão metade das presenças atribuídas.
Durante as aulas, o computador e o telemóvel devem ser utilizados
apenas para realizar pesquisas relativas ao trabalho em curso e por indicação
explícita da professora — não te feches ao mundo atrás de um ecrã!
2. Participação
Competência de leitura e discussão dos materiais bibliográficos
propostos, em diálogo com as obras de arte propostas para análise em sala de
aula; pequenos exercícios escritos; participação no blogue da disciplina com posts
(comentários às temáticas abordadas nas aulas, leitura dos textos críticos, sugestões
de exposições para visita, partilha da obra de artistas...).
contemporary-art-flul.blogspot.com
Acesso
i) Entrem no email
contemporaryArt.FLUL1@gmail.com
Password: FLUL-Alunos1!
ii) Depois abram outra janela em “blogger.com” e chegam de imediato à
central de comando do blogue.
iii) Categorizem o post usando uma das etiquetas já existentes (estamos
a construir uma base de dados que terá de ser de consulta fácil, por isso não
criem mais categorias).
iv) Assinem os posts (vocês estão apenas identificados como “Alunos”).
Na última aula, tragam uma listagem dos vossos posts
[vão anotando à medida que os fazem], para serem considerados na totalidade, no
processo de avaliação.
3. Crítica a exposição
Crítica a uma exposição de arte contemporânea presente num museu ou
numa galeria, enquadrando-a em (pelo menos) uma das categorias analíticas
propostas (Amor, Natureza, Política, Dinheiro). Máximo 1000 palavras (cerca de 4 páginas a espaço duplo, sem alterar as margens do Word pré-definidas) e (pelo
menos) duas imagens recolhidas por
vocês na visita.
O trabalho deve ser impresso e entregue em mão durante a aula, até ao
dia 19 de novembro
Estilo MLA.
https://owl.purdue.edu/owl/purdue_owl.html
Consultar os seguintes links com estratégias de escrita de ensaios
sobre arte:
www.bestessays.com/art_essay.php
www.thoughtco.com/write-an-art-history-paper-182925
Reler: Williams, Gilda. “The three jobs of communicative
art-writing”, “How to substantiate your ideas”, “’Evaluating’ texts”, How to Write About Contemporary Art. Thames & Hudson, 2014, pp. 49; 53-65; 163-170.
Coli, Jorge. “A frequentação”. O que é a arte, Brasiliense, 2011, pp.
117-131.
4. Projeto criativo de pesquisa
Tendo em conta que o método
terapêutico de leitura de arte proposto por Alain de Botton e John Armstrong
implica uma investigação sobre nós mesmos (Art
as Therapy 67), sugiro que desenvolvam
um autorretrato ao longo do semestre. Este trabalho será partilhado com a
turma numa apresentação flash (5
minutos máximo!), em modo de Aula Aberta. Deverão ainda escrever um registo do
processo criativo (500 palavras).
Mirzoeff, Nicholas. “How to See Yourself”. How
to See the World. Penguin, 2015, pp. 31-69.
A data da apresentação deverá ser marcada até 19 de novembro; o registo deverá ser entregue até à última aula, 19 de dezembro.
O vosso trabalho criativo
pode ser realizado em qualquer medium
— fotografia, pintura, instalação, assemblage,
fluxus boxes, caixas cornellianas,
performance, escultura, vídeo, colagem, desenho ...
5. Teste
29 de outubro
Teste escrito com consulta de material impresso — caderno de
apontamentos, livros, fotocópias...
O teste terá duas secções:
1) análise de um excerto crítico retirado da bibliografia por nós
estudada;
2) leitura de uma obra de um dos artistas incluídos no calendário.
Os trabalhos devem ser
entregues/apresentados nas datas propostas. Não
são aceites elementos de avaliação fora dos prazos inicialmente acordados. A nota final é calculada a partir da
fórmula acima apresentada, os trabalhos não entregues correspondem a zero.
* Vamos aprender e criar em comunidade este
semestre *
Comentários
Enviar um comentário