Calendário 2019-2020

Artes Plásticas Contemporâneas
2018-2019


To create one’s own world takes courage.”
Georgia O’Keeffe

Diana V. Almeida
 contemporaryArt.FLUL@gmail.com

Calendário e avaliação

Setembro
17
Apresentação da docente e dos alunos. Métodos de trabalho e blogue da cadeira. Programa e bibliografia. Calendário e sistema de avaliação

19
O que é a arte socialmente comprometida?
Kester, Grant. “Sobre a relação entre teoria e prática na arte socialmente comprometida”. Textos para uma história da arte socialmente comprometida, organização Carlos Garrido Castellano e Paulo Raposo, Sistema Solar, 2019, pp. 77-83.

24
Práticas emancipatórias e pensamento crítico contemporâneo
Rancière, Jacques. “As desventuras do pensamento crítico”. Política. Crítica do contemporâneo: Conferências internacionais Serralves 2007, coordenação Rui Mota Cardoso, comissariado António Guerreiro, Fundação Serralves, 2008, pp. 75-98.

25 setembro_8h-22h
Em Roda das Árvores
Performance Coletiva
Alameda da Universidade / FLUL

26
15h50-17h30
Mesa Redonda com artistas participantes no congresso “Breaking Boundaries: Academia, Activism and the Arts” (Anjos 70)

Outubro
1
O que é, para que serve e como funciona a arte?
Arnold, Dana. “Looking”. A Short Book About Art, Tate Publishing, 2015, pp. 9-35.
De Botton, Alain e John Armstrong. “Methodology”, Art as Therapy, Phaidon, The School of Life, 2018, pp. 7-91.

3
Como se lê arte?
Arnold, Dana. “Reading Art”. Art History, A Very Short Introduction, Oxford, pp. 90-104.

8
Como se escreve sobre arte?
Williams, Gilda. “The three jobs of communicative art-writing”, “How to substantiate your ideas”, “’Evaluating’ texts”, How to Write About Contemporary Art. Thames & Hudson, 2014, pp. 49; 53-65; 163-170.
Coli, Jorge. “A frequentação”. O que é a arte, Brasiliense, 2011, pp. 117-131.

10
Modernidade e pós-modernidade: enquadramentos teóricos
Barrett, Terry. “Theory and Art Criticism”. Criticizing Art: Understanding the Contemporary, McGraw Hill, 2000, pp. 29-62.

15
Como se lê arte numa perspetiva socialmente comprometida?
De Botton, Alain e John Armstrong. “Methodology”, Art as Therapy, Phaidon, The School of Life, 2018, pp. 7-91.

17
Amor
De Botton, Alain e John Armstrong. “Love”, Art as Therapy, Phaidon, The School of Life, 2018, pp. 93-121.
Arnold, Dana. “Devotion”. A Short Book About Art, Tate Publishing, 2015, pp. 105-131.

22
...

24
...

29
Teste

30
Natureza
De Botton, Alain e John Armstrong. “Nature”, Art as Therapy, Phaidon, The School of Life, 2018, pp. 123-151.
Hogan, Linda. “Preface” e “Walking”. Dwellings: A Spiritual History of the Living World, Norton, 2007, pp. 11-12 e 155-159.

Novembro
5
...

7
...

12
Política
De Botton, Alain e John Armstrong. “Politics”, Art as Therapy, Phaidon, The School of Life, 2018, pp. 189-229.
Kester, Grant. “Sobre a relação entre teoria e prática na arte socialmente comprometida”. Textos para uma história da arte socialmente comprometida, organização Carlos Garrido Castellano e Paulo Raposo, Sistema Solar, 2019, pp. 77-83

14
...

19
...
Marcação data apresentação oral
Entrega da crítica a exposição

21
Dinheiro
De Botton, Alain e John Armstrong. “Money”, Art as Therapy, Phaidon, The School of Life, 2018, pp. 153-187.
Freeland, Cynthia. “Money, markets, museums”, Art Theory, A Very Short Introduction, Oxford, 2006, pp. 60-82.

26
...

28
...

Dezembro
3
Aula aberta
Projeto criativo de pesquisa e apresentação oral

5
Aula aberta
Projeto criativo de pesquisa e apresentação oral

10
Aula aberta
Projeto criativo de pesquisa e apresentação oral
12
Aula aberta
Projeto criativo de pesquisa e apresentação oral

17
Aula aberta
Projeto criativo de pesquisa e apresentação oral

19
Afinal, o que é a Arte Contemporânea?
Construção de um esquema visual coletivo a partir de elementos trazidos pelas alunas
Registo escrito sobre projeto criativo
Lista posts blogue


Obras e artistas em foco por ordem alfabética
Ana Mendieta, Silueta Series (1973-1980)
Andres Serrano, Immersion (Piss Christ) (1987)
---. Torture (2015)
Andy Warhol, Race Riot (1964)
---. Big Electric Chair (1967)
---. The Last Supper (1984)
Barbara Kruger, Untitled (We Won’t Play Nature to Your Culture) (1983)
---. Untitled (Your Body is a Battleground) (1989)
Bill Viola, Surrender (2001)
---. Tristan’s Ascension (The Sound of a Mountain Under a Waterfall) (2005)
---. Fire Woman (2005)
Björk, “All is Full of Love”, Homogenic (1999)
Carrilho da Graça e António Adão da Fonseca, Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva (1998-1999)
Cindy Sherman, History Portraits Series (Untitled # 193-228) (1990)
Christo e Jeanne-Claude, The Pont-Neuf Wrapped (1975-1985)
Dimitrit Tsykalov, AmEx CARD (2005)
Ed Kienholzs, The Portable War Memorial (1968)
Edward Hopper, Rooms by the Sea (1951)
Edward Weston, Refracted Sunlight on Torso (1922)
Egon Schiele, The Embrace (1917)
Ernesto de Sousa, The Promised Land – Requiem para Vilarinho das Furnas (1979) 
Francis Bacon, Three Studies of Lucian Freud (1969)
Frida Kahlo, The Two Fridas (1939)
---, Roots (1943)
Georg Baselitz, Rebell (1965)
Georgia O’ Keeffe, Oriental Poppies (1927)
---. Sky above Clouds, IV (1965)
Helena Almeida, Estudo para dois espaços (1977)
---. Ouve-me (Hear me) (1979)
---. Seduzir  (2002)
Henri Matisse, La Danse (1909-1910)
Imogen Cunningham, Self-portrait (1906) 
James Turrell, Roden Crane, Arizona (1979-)
Jeff Koons, série Made in Heaven (1990)
Joana Vasconcelos, Cinderela (2007)
Julião Sarmento, Tales on Dirty Realism (1987)
Kiki Smith, Virgin Mary (1992)
---. Earth (2017)
Louise Bourgeois, Fillette (1968)
---. Cell (Arch of Hysteria) (1992–1993)
Lourdes Castro, Sombra projectada de René Bertholo (1964)
---. Ombres Colorées autour d'un Vase (1975)
Lucian Freud, HM Queen Elizabeth II 2000-2001 (2001)
Marcel Duchamp, Fountain (1917)
---. L.H.O.O.Q. (1919)
Maria Helena Vieira da Silva, The Corridor (1950)
Mark Rothko, Untitled (Violet, Black, Orange, Yellow on White and Red) (1949)
Pablo Picasso, Guernica ( 1937)
---. Centaur and Bacchante with Faun (1947)
Paula Rego, Snow White Swallows the Poisoned Apple (1995)
Pedro Cabrita Reis, A Broken Line (2014)
Richard Hamilton, Just What Is it that Makes Today's Homes so Different, so Appealing? (1956)
Robert Smithson, Spiral Jetty (1970)
Vanessa Beecroft, White Madonna with Twins (2006)
---. VB61 Still Death! Darfur Still Deaf? (2007)

---. VB64 Performance / Sculpture at Deitch Studios, Long Island City (2015)

Vik Muniz, Action Photo, after Hans Namuth from Pictures of Chocolate (1997)
---. Diana (Gordian Puzzles) (2008)
---. Pictures of Garbage, The Gipsy (Magna) (2018)
Vincent Van Gogh, Bedroom in Arles (1888-1889)
Walter de Maria, The New York Earth Room (1977)
Yoko Ono, Wish Tree (1981-)


Avaliação

Presenças — 5%
Participação —15%
Crítica a exposição — 25%
Projeto criativo — 25%
Teste — 30%


1. Presenças
Contabilizadas em todas as aulas. Independentemente da assiduidade, os trabalhadores estudantes terão metade das presenças atribuídas.
Durante as aulas, o computador e o telemóvel devem ser utilizados apenas para realizar pesquisas relativas ao trabalho em curso e por indicação explícita da professora — não te feches ao mundo atrás de um ecrã!

2. Participação
Competência de leitura e discussão dos materiais bibliográficos propostos, em diálogo com as obras de arte propostas para análise em sala de aula; pequenos exercícios escritos; participação no blogue da disciplina com posts (comentários às temáticas abordadas nas aulas, leitura dos textos críticos, sugestões de exposições para visita, partilha da obra de artistas...).
contemporary-art-flul.blogspot.com
Acesso
i) Entrem no email contemporaryArt.FLUL1@gmail.com
Password: FLUL-Alunos1!
ii) Depois abram outra janela em “blogger.com” e chegam de imediato à central de comando do blogue.
iii) Categorizem o post usando uma das etiquetas já existentes (estamos a construir uma base de dados que terá de ser de consulta fácil, por isso não criem mais categorias).
iv) Assinem os posts (vocês estão apenas identificados como “Alunos”).

Na última aula, tragam uma listagem dos vossos posts [vão anotando à medida que os fazem], para serem considerados na totalidade, no processo de avaliação.

3. Crítica a exposição
Crítica a uma exposição de arte contemporânea presente num museu ou numa galeria, enquadrando-a em (pelo menos) uma das categorias analíticas propostas (Amor, Natureza, Política, Dinheiro). Máximo 1000 palavras (cerca de 4 páginas a espaço duplo, sem alterar as margens do Word pré-definidas) e (pelo menos) duas imagens recolhidas por vocês na visita.
O trabalho deve ser impresso  e entregue em mão durante a aula, até ao dia 19 de novembro
Estilo MLA.
https://owl.purdue.edu/owl/purdue_owl.html
Consultar os seguintes links com estratégias de escrita de ensaios sobre arte:
www.bestessays.com/art_essay.php
www.thoughtco.com/write-an-art-history-paper-182925
Reler: Williams, Gilda. “The three jobs of communicative art-writing”, “How to substantiate your ideas”, “’Evaluating’ texts”, How to Write About Contemporary Art. Thames & Hudson, 2014, pp. 49; 53-65; 163-170.
Coli, Jorge. “A frequentação”. O que é a arte, Brasiliense, 2011, pp. 117-131.

4. Projeto criativo de pesquisa
Tendo em conta que o método terapêutico de leitura de arte proposto por Alain de Botton e John Armstrong implica uma investigação sobre nós mesmos (Art as Therapy 67), sugiro que desenvolvam um autorretrato ao longo do semestre. Este trabalho será partilhado com a turma numa apresentação flash (5 minutos máximo!), em modo de Aula Aberta. Deverão ainda escrever um registo do processo criativo (500 palavras).
Mirzoeff, Nicholas. “How to See Yourself”. How to See the World. Penguin, 2015, pp. 31-69.

A data da apresentação deverá ser marcada até 19 de novembro; o registo deverá ser entregue até à última aula, 19 de dezembro.

O vosso trabalho criativo pode ser realizado em qualquer medium — fotografia, pintura, instalação, assemblage, fluxus boxes, caixas cornellianas, performance, escultura, vídeo, colagem, desenho ...

5. Teste
29 de outubro
Teste escrito com consulta de material impresso — caderno de apontamentos, livros, fotocópias...
O teste terá duas secções:
1) análise de um excerto crítico retirado da bibliografia por nós estudada;
2) leitura de uma obra de um dos artistas incluídos no calendário.


Os trabalhos devem ser entregues/apresentados nas datas propostas. Não são aceites elementos de avaliação fora dos prazos inicialmente acordados. A nota final é calculada a partir da fórmula acima apresentada, os trabalhos não entregues correspondem a zero.


* Vamos aprender e criar em comunidade este semestre *

Comentários

Mensagens populares