Projeto criativo: autorretrato


    Após ideias variadas e reformulações do que poderia vir a ser o meu autorretrato, decidi recorrer ao desenho - e posterior pintura -, através da simplificação de uma fotografia minha. Usando a técnica de decalque, fiz uma reprodução do primeiro desenho, pois queria ter duas figuras a olharem-se. Esta duplicação veio da ideia de que eu sou aquilo que sinto que sou e também sou aquilo que os outros sentem que eu sou, portanto decidi dedicar uma figura à percepção dos outros (amigos, namorado e ex namorados) e outra à percepção de mim própria. Para que me fosse possível expor a ideia que os meus amigos têm de mim, recorri a um pequeno questionário com algumas características associadas aos chakras e, através das características mais escolhidas, vi quais as cores predominantes. Também fiz umas perguntas mais intuitivas, como por exemplo: De que cor é que eu sou?. As respostas mostraram-se bastante concisas, especialmente na questão da cor - em que a grande maioria disse que eu sou roxo. Com esses resultados comecei a pintar o desenho da esquerda e reservei a figura da direita para expressar, através da cor, como eu me vejo. Na segunda figura não houve grande critério na selecção de cores, pois decidi basear-me na minha intuição e, assim, deixar a pintura fluir. Foi interessante olhar para o resultado final e reparar que as cores predominantes em ambas as figuras são as mesmas; ainda mais interessante, sabendo que uma corresponde a uma escolha metódica das cores e a outra a uma escolha intuitiva.


Joana Martins (147193)

Comentários

Mensagens populares