Bob Ross

"Bob Ross, in full Robert Norman Ross, (born October 29, 1942, Daytona Beach, Florida, U.S.—died July 4, 1995, New Smyrna Beach, Florida), painter and television personality whose popular PBS television show The Joy of Painting (1983–94) made him a household name as the painting teacher to the masses."(Britannica)
Bob Ross é um pintor bem conhecido pelo seu programa de televisão Joy of Painting (1983-94), em que ensinava as pessoas a pintar desde paisagens montanhosas até florestas com pequenas cabanas. Tinha uma personalidade afável e encorajava sempre as pessoas a darem o seu melhor naquilo que estavam a fazer, o que, na minha opinião, é uma qualidade fantástica. 
Aconselho-vos a verem o documentário Bob Ross: The Happy Painter (2018) caso queiram saber mais sobre ele: "This docu-story reveals the personal life of Bob Ross through the loving accounts of close friends and family, childhood photographs, rare archive footage - what you know: his unwavering dedication to wildlife for example, and what you don't know: Bob Ross' straight hair, his fascination with fast cars, and so much more."

Como referi anteriormente na minha apresentação, esta figura inspirou-me imenso e ajudou-me a conseguir pintar sem me preocupar-me demasiado com aquilo que estava a fazer. De certa maneira, acho que Bob Ross podia ter sido mencionado no livro Art as Therapy, de Alain De Botton e John Armstrong, porque cada episódio do programa The Joy of Painting  era extremamente terapêutico devido à personalidade de Ross e à calma e serenidade com que pintava as suas obras enquanto encorajava os espetadores a pintarem também e a enviarem-lhe o resultado para ele próprio o poder apreciar.

Por fim, das várias frases icónicas que Bob Ross disse durante o seu programa, gostaria de deixar as minhas 3 favoritas neste post:

“In painting, you have unlimited power. You have the ability to move mountains. You can bend rivers. But when I get home, the only thing I have power over is the garbage.”

“The secret to doing anything is believing that you can do it. Anything that you believe you can do strong enough, you can do. Anything. As long as you believe.”

E a mais importante de todas, que me deu confiança para pintar diretamente na tela: “We don't make mistakes. We just have happy accidents”.

Caso queiram ver os episódios do The Joy of Painting, a plataforma de streaming Twitch passa vários episódios todos os dias a partir das 20h, e  também estão disponíveis no YoutTube.

Espero que gostem de o ver a pintar tanto como eu e que ele vos inspire e encoraje a fazerem o que gostam sem preocupações. 

Um bom resto de semana,

Bruna Brissos nº 148801

Comentários

Mensagens populares