Autorretrato

Boa noite,

Uma vez que fico bastante nervosa a fazer apresentações, vou aproveitar este espaço para acrescentar mais algumas informações relativas ao meu autorretrato.

Tenho uma máquina analógica, que era dos meus pais, e que foi responsável pelo meu registo durante grande parte da minha vida. Decidi utilizá-la para inverter os papéis, e em vez de me deixar fotografar, fotografei as pessoas que são importantes para mim. Combinei encontros com elas, pedi-lhes que olhassem diretamente para mim e tirei-lhe uma fotografia. Imprimi-as e comecei a fazer experiências com uma máquina digital. Primeiro, distribui-as na parede, atribui-lhes lugares e uma orientação específica. Depois, fotografei-me de costas a segurá-las como se me estivesse a ver ao espelho. Voltei a colocá-las na parede e com o meu espelho à frente delas, fui fotografando os seus reflexos. Nesta imagem estão presentes as várias etapas.



Das dez fotografias que compõem o meu autorretrato só a do meu pai é que não foi tirada por mim, no entanto, escolhi uma fotografia tirada com a mesma máquina há alguns anos atrás. Era importante para mim que as fotografias iniciais tivessem sido todas capturadas pela mesma máquina.
Vejo-me muito através do olhar do outro, o que muita das vezes acaba por distorcer demasiado a imagem que tenho de mim. No entanto, quando me concentro nos olhares destas pessoas passa a ser reconfortante ser observada. Todas estas perspetivas convergem no que sou. A minha imagem constrói-se a partir destes olhares. 


Gostaria também de acrescentar que estas apresentações foram, para mim, momentos muito ternurentos de partilha, e ainda que não vos conheça bem, estes exercícios fizeram-me sentir mais próxima, mais consciente e mais ligada a cada um de vocês. Queria agradecer-vos a todos!

Por último, gostaria de deixar aqui os nomes das pessoas, que em grande medida são as autoras do meu autorretrato. Da esquerda para a direita, de cima para baixo, Marta, Orlando, Luísa, Alexandre, Afonso, Sancha, João, Zé, Rocheteau e Mafalda.



Obrigada e boa semana!

Joana Nogueira nº151196

Comentários

  1. Olá Joana!
    Não acho que tenhas razão para ficar nervosa com apresentações, a tua correu bastante bem e o teu autorretrato ficou muito bom!
    Concordo completamente com o que escreveste em relação às apresentações.
    Obrigada pela partilha,
    Inês Santos

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares