Autorretrato


            

Olá colegas!
Como sugerido pela professora, decidi fazer um post sobre o meu autorretrato.
Penso que seja importante fazermos um registo do nosso processo e do que foi falado em aula, por ser tanto uma reflexão pessoal, como uma referência para outros colegas e para o futuro.


Tal como referi na minha apresentação, desenvolvi o meu projeto focando-me apenas num aspeto da minha personalidade e não em todos, já que, por mais complexo que cada aspeto seja, a união entre os vários elementos de quem nós somos é algo muito difícil de compreender e, consequentemente, representar.

Dancei ballet durante vários anos e tenciono voltar a fazê-lo se surgir oportunidade. Neste momento, estou a concluir um major em Artes do Espetáculo. Esta é uma área que faz parte de mim e do meu dia a dia. É, honestamente, um dos lados que me define mais e que considero muito importante. Isto está sobretudo representado através do tutu que fiz e da posição que dei à boneca.

Sabia desde o início que queria construir um objeto em vez de desenhar dado que, apesar de também gostar de desenho, prefiro esta relação mais próxima com os diferentes materiais. Escolhi utilizar um boneco de desenho porque penso no Ser Humano enquanto estrutura, algo que se vai construindo.

Decidi incluir as plantas uma vez que considero estou numa boa fase da minha vida. Conheço-me melhor e estou a estudar o que gosto. É como se estivesse algo a florir e a nascer dentro de mim. Apesar de se enrolarem à volta do corpo, as plantas não me restringem. Fazem parte de mim. As duas que saem da zona das costas funcionam quase como asas. Saem de dentro do corpo e, no seu enrolar, quase se viram para o centro do peito (para o coração ou para a alma). As borboletas acrescentam algo a esta dimensão de crescer para fora de mim, representam o voo. Como se estivesse a voar para longe, para mais alto. E são também, para além disso, elementos delicados. É assim que me sinto a dançar. As cores utilizadas, roxo e azul, são das minhas favoritas. De alguma forma, associo-as a este meu lado criativo e sonhador. Desde criança que gosto de roxo.

Deixo as fotos dos materiais e do processo:

   Claramente, a parte mais importante do trabalho foi o meu gato a brincar com o arame 
(2ª imagem).

Inicialmente, tinha pensado na ideia de construir um móbil. Incluo aqui alguns exemplos semelhantes às ideias que tive:
Fontes: bailarinas; borboletas

Por fim, deixo as instruções para o origami das borboletas que utilizei:


Bom fim de semana!
Inês Santos


       
 

Comentários

Mensagens populares