Frida (2002)

Boa tarde colegas.

Enquanto preparava o meu trabalho final para esta cadeira, lembrei-me de um filme que estreou em 2002, que vi durante o semestre passado e, inclusivamente, apresentei em Comunicação Intercultural.
O filme a que me refiro chama-se Frida, foi realizado por Julie Taymor, é protagonizado por Salma Hayek (Frida Kahlo) e Alfred Molina (Diego Rivera) e é baseado no livro Frida: A Biography of Frida Kahlo, escrito por Hayden Herrera. Foi nomeado para seis Óscares (incluindo Melhor Atriz), tendo ganho dois (Melhor Maquilhagem e Melhor Banda Sonora Original).


O filme retrata a vida de Kahlo, desde a sua adolescência até à sua morte. Vemos o seu acidente de autocarro, a sua relação complicada com o marido e as suas motivações para pintar. 
Penso que seja um bom filme para quem está a pensar fazer o seu trabalho sobre uma das pinturas de Kahlo, ou para quem se interesse pelas suas obras e vida. É um filme belo e emocionante que se vê em apenas duas horas, e nos faz compreender melhor quem foi a pintora.
No entanto, é necessário ter em atenção que nem todos os factos são precisos. Estes filmes biográficos não são documentários e têm uma certa tendência para a dramatização e romantização dos eventos (tal como acontece, por exemplo, em Bohemian Rhapsody ou Green Book, dois filmes nomeados aos Óscares este ano).

Continuação de bom fim-de-semana, bons estudos e bom trabalho!
Inês Santos

Comentários

  1. Concordo plenamente contigo Inês, é importante e interessante ver filmes que retratem pintoras/es como a Frida Kahlo para compreender melhor o contexto por detrás das obras dela. Apesar de certos aspetos da vida dela sofrerem uma dramatização ou romantização, porque de facto, é um filme que foi realizado com o intuito de ser comercializado, é um bom sítio por onde começar se alguém quiser saber mais sobre a pintora em si.

    Uma continuação de bom fim-de-semana e muito obrigada pela sugestão!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares