'Ways of Seeing'_John Berger




A propósito do tema abordado na última aula — a representação da mulher na arte—, a professora Diana mencionou o projeto Ways of Seeing de John Berger (1926-2017), que achei por bem partilhar convosco.

John Berger nasceu na Inglaterra e foi pintor, escritor, professor e crítico de arte. Da sua produção ensaística e criativa, destaca-se a série Ways of Seeing de 1972, que realizou com o produtor Mike Dibb, com o objetivo de analisar alguns dos aspetos da tradição da arte europeia. A série tem quatro episódios e é deliciosa do início ao fim. (Berger também escreveu um livro com o mesmo título de maneira a complementar a informação da série, que está disponível em qualquer livraria.)
O primeiro episódio inspira-se num famoso ensaios de Walter Benjamin. O segundo episódio foca-se na questão da representação da figura feminina na arte. O terceiro episódio analisa a pintura a óleo e os seus potenciais significados. O quarto episódio explora a questão da publicidade e do marketing.


Bom, mas melhor do que ser eu a dizer-vos do que se trata cada é mesmo vocês verem-nos (deixei os links por isso não há desculpas!), e depois poderemos discutir algumas destas ideias nas aulas. Recomendo! O John Berger foi realmente um ser humano incrível e este projeto, é interessante, acessível e polémico, pois as ideias são-nos apresentadas não como absolutas mas como premissas subjetivas para serem questionadas. Na verdade, quase que o considero o Carl Sagan da arte. É um bom programa para um domingo à tarde, certo?

Bruna Miranda

Comentários

  1. Grata pelo seu post, Bruna. De facto, o John Berger é uma personagem fascinante e esta série constitui um instrumento fundamental para desenvolver uma postura crítica sobre a arte visual. Este é um dos recursos bibliográficos por mim explorados na cadeira de Cultura Visual, pelo que vos reencaminho para o nosso blogue onde podem encontrar mais alguma informação sobre o autor e o seu contributo para o pensamento contemporâneo — https://culturvisflul.blogspot.com/2016/10/how-john-berger-taught-us-to-see.html. A obra 'Ways of Seeing' foi recentemente traduzida de novo (a edição anterior estava esgotada há muito) pela Antígona.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares