De olho na fotografia feminista, negra e da periferia
Vitória Leona é uma fotografa natural de Belém, uma das maiores capitais da Amazônia brasileira, e por detrás de suas lentes tenta retratar a realidade que vive de forma emancipadora.
As suas fotografias mostram a beleza da periferia, da mulher e do povo negro, maiorias que são ainda marginalizadas na sociedade.
Através do seu olhar, a artista consegue dar a essas comunidades tão negligenciadas uma nova perspetiva e força de empoderamento.
Ela apresenta os seus modelos na forma mais natural possível, tentando exprimir nas fotografias as suas personalidades.
Com apenas 20 anos, ela já fez quatro exposições (incluindo uma em Londres, na Copeland Gallery & Bussey Building) e continua por Belém e pelo mundo fotografando cenas não tão prováveis.
Vocês podem espreitar mais do seu trabalho no site da artista.Isadora Machado






Uau! Que olhar colorido e generoso! Grata pela partilha desta artista emergente cujos retratos são, de facto, reveladores.
ResponderEliminarQue fotos fantásticas! O conceito da fotógrafa é nobre. Absolutamente necessário numa época em que os padrões de beleza estão (ainda) muito standardizados; acho importante que cada vez mais se mostre a beleza da beleza natural, daquilo que é genuíno.
ResponderEliminarJoana Melo Martins