Calendário 2


To create one’s own world takes courage.”
Georgia O’Keeffe
Diana V. Almeida
 contemporaryArt.FLUL@gmail.com


Calendário e avaliação

Janeiro
30
Apresentação da docente e dos alunos. Métodos de trabalho e blogue da cadeira. Programa e bibliografia. Calendário e sistema de avaliação

Fevereiro
1
O que é, para que serve e como funciona a arte?
De Botton, Alain e John Armstrong. “Methodology”, Art as Therapy, Phaidon, The School of Life, 2018, pp. 7-91.
Freeland, Cynthia. “Blood and Beauty”, Art Theory, A Very Short Introduction, Oxford, 2006, pp. 1-19.

6
O que é, para que serve e como funciona a arte?
Arnold, Dana. “Looking”, A Short Book About Art, Tate Publishing, 2015, pp. 9-35.

8
Como se lê arte?
Arnold, Dana. “Reading Art”, Art History, A Very Short Introduction, Oxford, pp. 90-104.

13
Como se lê arte?
Williams, Gilda. “The three jobs of communicative art-writing”, “How to substantiate your ideas”, “How to write an academic essay”, How to Write About Contemporary Art. Thames & Hudson, 2014, pp. 49; 53-65; 106-125.
Barrett, Terry. “Describing Art”, Criticizing Art: Understanding the Contemporary, McGraw Hill, 2000, pp. 63-86.

15
Modernidade e pós-modernidade: enquadramentos teóricos
Barrett, Terry. “Theory and Art Criticism”, Criticizing Art: Understanding the Contemporary, McGraw Hill, 2000, pp. 29-62.

20
O que é, para que serve e como funciona a arte?
De Botton, Alain e John Armstrong. “Methodology”, Art as Therapy, Phaidon, The School of Life, 2018, pp. 7-91.

22
Amor
De Botton, Alain e John Armstrong. “Love”, Art as Therapy, Phaidon, The School of Life, 2018, pp. 93-121.

27
...

Março
1
...

8
Natureza
De Botton, Alain e John Armstrong. “Nature”, Art as Therapy, Phaidon, The School of Life, 2018, pp. 123-151.

13
...
Teste

15
...

20
Política
De Botton, Alain e John Armstrong. “Politics”, Art as Therapy, Phaidon, The School of Life, 2018, pp. 189-229.

22
...

27
...

29
Dinheiro
De Botton, Alain e John Armstrong. “Money”, Art as Therapy, Phaidon, The School of Life, 2018, pp. 153-187.

Abril
3
Luís Herberto (Professor da Universidade da Beira Interior, Pintor): Práticas de investigação artística
Marcação data apresentação oral
5
...

10
Entrega do ensaio

12
Aula aberta
Instalação na FLUL: Árvore dos Desejos[1]

24
Aula aberta
Projeto criativo de pesquisa e apresentação oral

26
Aula aberta
Projeto criativo de pesquisa e apresentação oral

Maio
3
Aula aberta
Projeto criativo de pesquisa e apresentação oral

8
Aula aberta
Projeto criativo de pesquisa e apresentação oral

10
Afinal, o que é a Arte Contemporânea?
Construção de um esquema visual coletivo a partir de elementos trazidos pelas alunas
Registo escrito sobre projeto criativo
Lista posts blogue


As obras e os artistas por ordem alfabética
Ana Mendieta, Silueta Series (1973-1980)
Andres Serrano, Immersion (Piss Christ) (1987)
---. Torture (2015)
Andy Warhol, Race Riot (1964)
---. Big Electric Chair (1967)
---. The Last Supper (1984)
Barbara Kruger, Untitled (We Won’t Play Nature to Your Culture) (1983)
---. Untitled (Your Body is a Battleground) (1989)
Bill Viola, Surrender (2001)
---. Tristan’s Ascension (The Sound of a Mountain Under a Waterfall) (2005)
---. Fire Woman (2005)
Björk, “All is Full of Love”, Homogenic (1999)
Carrilho da Graça e António Adão da Fonseca, Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva (1998-1999)
Cindy Sherman, History Portraits Series (Untitled # 193-228) (1990)
Christo e Jeanne-Claude, The Pont-Neuf Wrapped (1975-1985)
Dimitrit Tsykalov, AmEx CARD (2005)
Ed Kienholzs, The Portable War Memorial (1968)
Edward Hopper, Rooms by the Sea (1951)
Edward Weston, Refracted Sunlight on Torso (1922)
Egon Schiele, The Embrace (1917)
Ernesto de Sousa, The Promised Land – Requiem para Vilarinho das Furnas (1979) 
Francis Bacon, Three Studies of Lucian Freud (1969)
Frida Kahlo, The Two Fridas (1939)
---, Roots (1943)
Georg Baselitz, Rebell (1965)
Georgia O’ Keeffe, Oriental Poppies (1927)
---. Sky above Clouds, IV (1965)
Helena Almeida, Estudo para dois espaços (1977)
---. Ouve-me (Hear me) (1979)
---. Seduzir  (2002)
Henri Matisse, La Danse (1909-1910)
Imogen Cunningham, Self-portrait (1906) 
James Turrell, Roden Crane, Arizona (1979-)
Jeff Koons, série Made in Heaven (1990)
Joana Vasconcelos, Cinderela (2007)
Julião Sarmento, Tales on Dirty Realism (1987)
Kiki Smith, Virgin Mary (1992)
---. Earth (2017)
Louise Bourgeois, Fillette (1968)
---. Cell (Arch of Hysteria) (1992–1993)
Lourdes Castro, Sombra projectada de René Bertholo (1964)
---. Ombres Colorées autour d'un Vase (1975)
Lucian Freud, HM Queen Elizabeth II 2000-2001 (2001)
Marcel Duchamp, Fountain (1917)
---. L.H.O.O.Q. (1919)
Maria Helena Vieira da Silva, The Corridor (1950)
Mark Rothko, Untitled (Violet, Black, Orange, Yellow on White and Red) (1949)
Pablo Picasso, Guernica ( 1937)
---. Centaur and Bacchante with Faun (1947)
Paula Rego, Snow White Swallows the Poisoned Apple (1995)
Pedro Cabrita Reis, A Broken Line (2014)
Richard Hamilton, Just What Is it that Makes Today's Homes so Different, so Appealing? (1956)
Robert Smithson, Spiral Jetty (1970)
Vanessa Beecroft, White Madonna with Twins (2006)
---. VB61 Still Death! Darfur Still Deaf? (2007)

---. VB64 Performance / Sculpture at Deitch Studios, Long Island City (2015)

Vik Muniz, Action Photo, after Hans Namuth from Pictures of Chocolate (1997)
---. Diana (Gordian Puzzles) (2008)
---. Pictures of Garbage, The Gipsy (Magna) (2018)
Vincent Van Gogh, Bedroom in Arles (1888-1889)
Walter de Maria, The New York Earth Room (1977)
Yoko Ono, Wish Tree (1981-)



Avaliação

Presenças — 5%
Participação —15%
Ensaio — 25%
Projeto criativo — 25%
Teste — 30%


1. Presenças (26 aulas)
Contabilizadas em todas as aulas. Independentemente da assiduidade, os trabalhadores estudantes terão metade das presenças atribuídas.
Durante as aulas, o computador e o telemóvel devem ser utilizados apenas para realizar pesquisas relativas ao trabalho em curso e por indicação explícita da professora — não te feches ao mundo atrás de um ecrã!

2. Participação
Competência de leitura e discussão dos materiais bibliográficos propostos, em diálogo com as obras de arte propostas para análise em sala de aula; pequenos exercícios escritos; participação na instalação que dinamizaremos na FLUL; comentários às apresentações orais... No blogue da disciplina (com posts, comentários e sugestões de leitura dos textos publicitários escolhidos pelos colegas para o projeto de investigação).
contemporary-art-flul.blogspot.com
Acesso
Entrem no email contemporaryArt.FLUL1@gmail.com
Password: FLUL-Alunos1!
Depois abram outra janela em “blogger.com” e chegam de imediato à central de comando do blogue. Não se esqueçam de assinar os posts e evitem a proliferação de Tags (estamos a construir uma base de dados que terá de ser de consulta fácil).

Na última aula, tragam uma listagem dos vossos posts [vão anotando à medida que os fazem], para serem considerados na totalidade, no processo de avaliação.

3. Ensaio
Ensaio de 3-4 páginas sobre uma obra de um dos artistas do corpus, enquadrando-a em (pelo menos) duas das categorias analíticas propostas (Amor, Natureza, Política, Dinheiro).
O trabalho deve ser impresso  e entregue em mão durante a aula, até ao dia 10 de abril
Estilo MLA.
https://owl.purdue.edu/owl/purdue_owl.html
Consultar os seguintes links com estratégias de escrita de ensaios sobre arte:
www.bestessays.com/art_essay.php
www.thoughtco.com/write-an-art-history-paper-182925

4. Projeto criativo de pesquisa
Tendo em conta que o método terapêutico de leitura de arte proposto por Alain de Botton e John Armstrong implica uma investigação sobre nós mesmos (Art as Therapy 67), sugiro que desenvolvam um autorretrato ao longo do semestre. Este trabalho será partilhado com a turma numa apresentação flash (5 minutos máximo!), em modo de Aula Aberta. Deverão ainda escrever um registo do processo criativo (2-3 páginas), incluindo uma reflexão sobre o género do autorretrato.
A data da apresentação deverá ser marcada até 3 de abril; o registo deverá ser entregue até à última aula, 10 de maio.

O vosso trabalho criativo pode ser realizado em qualquer medium — fotografia, pintura, instalação, assemblage, fluxus boxes, caixas cornellianas, performance, escultura, vídeo, colagem, desenho ...

5. Teste
13 de março.
Teste escrito com consulta de material impresso — caderno de apontamentos, livros, fotocópias...
O teste terá duas secções:
1) análise de um excerto crítico retirado da bibliografia por nós estudada;
2) leitura de uma obra de um dos artistas por nós estudados.





Os trabalhos devem ser entregues/apresentados nas datas propostas. Não são aceites elementos de avaliação fora dos prazos inicialmente acordados. A nota final é calculada a partir da fórmula acima apresentada, os trabalhos não entregues correspondem a zero.






* Vamos aprender e criar em comunidade este semestre *


[1] Inspirada pelo projeto “Imagine Peace”, de Yoko Ono (1933-).
Ver: www.streetscenesdc.com/Street%20Scenes%20YO%20Press%20Release.pdf

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