Calendário 2
“To create one’s own world takes courage.”
Georgia O’Keeffe
Diana V. Almeida
contemporaryArt.FLUL@gmail.com
Calendário
e avaliação
Janeiro
30
Apresentação da docente e dos alunos. Métodos de trabalho e blogue da cadeira.
Programa e bibliografia. Calendário e sistema de avaliação
Fevereiro
1
O que é, para que serve e como funciona a arte?
De
Botton, Alain e John Armstrong. “Methodology”, Art as Therapy, Phaidon, The School of Life, 2018, pp. 7-91.
Freeland,
Cynthia. “Blood and Beauty”, Art Theory,
A Very Short Introduction, Oxford, 2006, pp. 1-19.
6
O que é, para que serve e como funciona a arte?
Arnold,
Dana. “Looking”, A Short Book About Art,
Tate Publishing, 2015, pp. 9-35.
8
Como se lê arte?
Arnold,
Dana. “Reading Art”, Art History, A
Very Short Introduction, Oxford, pp. 90-104.
13
Como se lê arte?
Williams, Gilda. “The three jobs of communicative art-writing”, “How to
substantiate your ideas”, “How to write an academic essay”, How to Write About Contemporary Art. Thames & Hudson, 2014, pp. 49; 53-65; 106-125.
Barrett, Terry. “Describing Art”, Criticizing
Art: Understanding the Contemporary, McGraw Hill, 2000, pp. 63-86.
15
Modernidade e pós-modernidade: enquadramentos
teóricos
Barrett,
Terry. “Theory and Art Criticism”, Criticizing
Art: Understanding the Contemporary, McGraw Hill, 2000, pp. 29-62.
20
O que é, para que serve e como funciona a arte?
De
Botton, Alain e John Armstrong. “Methodology”, Art as Therapy, Phaidon, The School of Life, 2018, pp. 7-91.
22
Amor
De
Botton, Alain e John Armstrong. “Love”, Art
as Therapy, Phaidon, The School of Life, 2018, pp. 93-121.
27
...
Março
1
...
8
Natureza
De
Botton, Alain e John Armstrong. “Nature”, Art
as Therapy, Phaidon, The School of Life, 2018, pp. 123-151.
13
...
Teste
15
...
20
Política
De
Botton, Alain e John Armstrong. “Politics”, Art
as Therapy, Phaidon, The School of Life, 2018, pp. 189-229.
22
...
27
...
29
Dinheiro
De
Botton, Alain e John Armstrong. “Money”, Art
as Therapy, Phaidon, The School of Life, 2018, pp. 153-187.
Abril
3
Luís
Herberto (Professor da Universidade da Beira Interior, Pintor): Práticas de
investigação artística
Marcação data apresentação oral
5
...
10
Entrega do ensaio
12
Aula
aberta
Instalação na FLUL: Árvore dos
Desejos[1]
24
Aula
aberta
Projeto criativo de pesquisa e apresentação oral
26
Aula
aberta
Projeto criativo de pesquisa e apresentação oral
Maio
3
Aula
aberta
Projeto criativo de pesquisa e apresentação oral
8
Aula
aberta
Projeto criativo de pesquisa e apresentação oral
10
Afinal, o que é a Arte Contemporânea?
Construção
de um esquema visual coletivo a partir de elementos trazidos pelas alunas
Registo escrito sobre projeto criativo
Lista posts blogue
As obras e os artistas por ordem alfabética
Ana Mendieta,
Silueta Series (1973-1980)
Andres Serrano, Immersion (Piss Christ) (1987)
---.
Torture (2015)
Andy Warhol, Race
Riot (1964)
---.
Big Electric Chair (1967)
---.
The Last Supper (1984)
Barbara Kruger, Untitled
(We Won’t Play Nature to Your Culture) (1983)
---.
Untitled (Your Body is a Battleground) (1989)
Bill Viola, Surrender (2001)
---.
Tristan’s Ascension (The Sound of a
Mountain Under a Waterfall) (2005)
---.
Fire Woman (2005)
Björk, “All is Full of Love”, Homogenic (1999)
Carrilho da Graça e
António Adão da Fonseca, Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva (1998-1999)
Cindy Sherman, History Portraits Series (Untitled # 193-228) (1990)
Christo e Jeanne-Claude,
The Pont-Neuf Wrapped (1975-1985)
Dimitrit Tsykalov, AmEx CARD (2005)
Ed Kienholzs, The Portable
War Memorial (1968)
Edward Hopper, Rooms
by the Sea (1951)
Edward Weston, Refracted
Sunlight on Torso (1922)
Egon Schiele, The
Embrace (1917)
Ernesto de Sousa, The Promised
Land – Requiem para Vilarinho das Furnas (1979)
Francis Bacon, Three Studies
of Lucian Freud (1969)
Frida Kahlo, The Two Fridas (1939)
---, Roots (1943)
Georg Baselitz, Rebell (1965)
Georgia O’ Keeffe, Oriental Poppies (1927)
---. Sky above Clouds, IV (1965)
Helena Almeida, Estudo
para dois espaços (1977)
---. Ouve-me (Hear me) (1979)
---.
Seduzir (2002)
Henri Matisse, La
Danse (1909-1910)
Imogen Cunningham, Self-portrait
(1906)
James Turrell, Roden Crane, Arizona (1979-)
Jeff Koons, série Made in Heaven (1990)
Joana Vasconcelos, Cinderela (2007)
Julião Sarmento, Tales on Dirty
Realism (1987)
Kiki Smith, Virgin Mary (1992)
---. Earth (2017)
Louise Bourgeois, Fillette (1968)
---. Cell (Arch of Hysteria) (1992–1993)
Lourdes Castro, Sombra projectada de René Bertholo (1964)
---. Ombres Colorées autour d'un
Vase (1975)
Lucian Freud, HM Queen Elizabeth II 2000-2001 (2001)
Marcel Duchamp, Fountain (1917)
---.
L.H.O.O.Q.
(1919)
Maria Helena Vieira da Silva, The Corridor (1950)
Mark Rothko, Untitled (Violet, Black, Orange, Yellow on White
and Red) (1949)
Pablo Picasso, Guernica
( 1937)
---. Centaur and
Bacchante with Faun1947)
Paula Rego, Snow White Swallows the Poisoned Apple (1995)
Pedro Cabrita Reis, A
Broken Line (2014)
Richard Hamilton, Just What Is it
that Makes Today's Homes so Different, so Appealing? (1956)
Robert Smithson, Spiral
Jetty (1970)
Vanessa Beecroft, White Madonna with Twins (2006)
---.
VB61 Still Death! Darfur Still Deaf? (2007)
---. VB64 Performance / Sculpture at Deitch Studios, Long Island City (2015)
Vik Muniz, Action Photo, after Hans Namuth from Pictures of Chocolate (1997)
---. Diana
(Gordian Puzzles)
The Gipsy
(Magna) (2018)
Vincent Van Gogh, Bedroom in Arles (1888-1889)
Walter de Maria, The
New York Earth Room (1977)
Yoko Ono, Wish Tree (1981-)
Avaliação
Presenças — 5%
Participação —15%
Ensaio — 25%
Projeto criativo — 25%
Teste — 30%
1. Presenças (26 aulas)
Contabilizadas em todas as aulas.
Independentemente da assiduidade, os trabalhadores estudantes terão metade das
presenças atribuídas.
Durante as aulas, o computador e o telemóvel
devem ser utilizados apenas para realizar pesquisas relativas ao trabalho em
curso e por indicação explícita da professora — não te feches ao mundo atrás de
um ecrã!
2. Participação
Competência de leitura e discussão dos
materiais bibliográficos propostos, em diálogo com as obras de arte propostas
para análise em sala de aula; pequenos exercícios escritos; participação na
instalação que dinamizaremos na FLUL; comentários às apresentações orais... No blogue da disciplina (com posts, comentários e sugestões de
leitura dos textos publicitários escolhidos pelos colegas para o projeto de
investigação).
contemporary-art-flul.blogspot.com
Acesso
Entrem
no email contemporaryArt.FLUL1@gmail.com
Password:
FLUL-Alunos1!
Depois abram outra janela em “blogger.com” e
chegam de imediato à central de comando do blogue. Não se esqueçam de assinar
os posts e evitem a proliferação de Tags (estamos a construir uma base de dados
que terá de ser de consulta fácil).
Na última
aula, tragam uma listagem dos
vossos posts [vão anotando à medida que os fazem], para serem
considerados na totalidade, no processo de avaliação.
3. Ensaio
Ensaio de 3-4 páginas sobre uma obra de um dos artistas do corpus, enquadrando-a em (pelo menos)
duas das categorias analíticas propostas (Amor, Natureza, Política, Dinheiro).
O trabalho deve ser impresso e entregue
em mão durante a aula, até ao dia 10
de abril
Estilo
MLA.
https://owl.purdue.edu/owl/purdue_owl.html
Consultar os seguintes links com estratégias de
escrita de ensaios sobre arte:
www.bestessays.com/art_essay.php
www.thoughtco.com/write-an-art-history-paper-182925
4. Projeto criativo de pesquisa
Tendo
em conta que o método terapêutico de leitura de arte proposto por Alain de
Botton e John Armstrong implica uma investigação sobre nós mesmos (Art as Therapy 67), sugiro que
desenvolvam um autorretrato ao longo do semestre. Este trabalho será partilhado
com a turma numa apresentação flash (5
minutos máximo!), em modo de Aula Aberta. Deverão ainda escrever um registo do
processo criativo (2-3 páginas), incluindo uma reflexão sobre o género do
autorretrato.
A
data da apresentação deverá ser marcada até 3 de abril; o registo deverá ser
entregue até à última aula, 10 de maio.
O
vosso trabalho criativo pode ser realizado em qualquer medium — fotografia, pintura, instalação, assemblage, fluxus boxes,
caixas cornellianas, performance, escultura, vídeo, colagem, desenho ...
5. Teste
13 de
março.
Teste escrito com consulta de material impresso
— caderno de apontamentos, livros, fotocópias...
O teste terá duas secções:
1) análise de um excerto crítico retirado da
bibliografia por nós estudada;
2) leitura de uma obra de um dos artistas por
nós estudados.
Os
trabalhos devem ser entregues/apresentados nas datas propostas. Não são aceites
elementos de avaliação fora dos prazos inicialmente acordados. A nota final é calculada a partir da
fórmula acima apresentada, os trabalhos não entregues correspondem a zero.
* Vamos aprender e
criar em comunidade este semestre *
Ver: www.streetscenesdc.com/Street%20Scenes%20YO%20Press%20Release.pdf
Comentários
Enviar um comentário