Programa


1.Nome da unidade curricular
Artes Plásticas Contemporâneas

2.Ciclo de estudos
1º / 1st

3.Docente responsável e respectivas horas de contacto na unidade curricular (preencher o nome completo)
Diana Vieira de  Campos Almeida
45h TP + 15h O

4.Outros docentes e respectivas horas de contacto na unidade curricular
NA

5.Objectivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
Problematizar o conceito de arte, através da análise de manifestações artísticas variadas (desde finais do século XIX até à contemporaneidade), de modo a apurar a sensibilidade estética e a potenciar modelos interpretativos válidos. Desenvolver leituras intersemióticas entre obras do campo das artes visuais e outros textos, tendo como paradigmas de análise transversal os tópicos Amor, Dinheiro, Natureza e Política.


5.Learning outcomes of the curricular unit
To problematize the concept of art analyzing several artistic expressions (from late 19th century onwards), in order to foster aesthetically grounded reading competencies. To develop intersemiotic readings between visual art works and other texts, using as a framing device the topics Love, Money, Nature, and Politics.


6. Conteúdos programáticos
1. Definir arte
1.1. Objetivos
1.2. Limites
1.3. Circulação e venda

2. Funções da arte
2.1. Memória
2.2. Esperança
2.3. Luto
2.4. Cura
2.5. Autoconhecimento
2.6. Crescimento
2.7. Gratidão

3. Perspetivas de leitura
3.1. Amor
3.2. Dinheiro
3.3. Natureza
3.4. Política

Artistas: Ana Mendieta, Andres Serrano, Andy Warhol, Barbara Kruger, Bill Viola, Björk, Carrilho da Graça e António Adão da Fonseca , Cindy Sherman, Christo e Jeanne-Claude , Dimitrit Tsykalov, Ed Kienholzs, Edward Hopper, Edward Weston, Egon Schiele, Ernesto de Sousa, Francis Bacon, Frida Kahlo, Georg Baselitz, Georgia O’ Keeffe, Helena Almeida, Henri Matisse, Imogen Cunningham, James Turrell, Jeff Koons, Joana Vasconcelos, Julião Sarmento, Kiki Smith, Louise Bourgeois, Lourdes Castro, Lucian Freud, Marcel Duchamp, Maria Helena Vieira da Silva, Mark Rothko, Pablo Picasso, Paula Rego, Pedro Cabrita Reis, Richard Hamilton, Robert Smithson, Vanessa Beecroft , Vik Muniz , Vincent Van Gogh, Walter de Maria, Yoko Ono.


6.Syllabus
1. Defining art
1.1. Objectives
1.2. Limits
1.3. Circulation and selling

2. Functions of art
2.1. Memory
2.2. Hope
2.3. Mourning
2.4. Healing
2.5. Self-knowledge
2.6. Growth
2.7. Gratitude

3. Reading perspectives
3.1. Love
3.2. Money
3.3. Nature
3.4. Politics

Artists: Ana Mendieta, Andres Serrano, Andy Warhol, Barbara Kruger, Bill Viola, Björk, Carrilho da Graça e António Adão da Fonseca , Cindy Sherman, Christo e Jeanne-Claude , Dimitrit Tsykalov, Ed Kienholzs, Edward Hopper, Edward Weston, Egon Schiele, Ernesto de Sousa, Francis Bacon, Frida Kahlo, Georg Baselitz, Georgia O’ Keeffe, Helena Almeida, Henri Matisse, Imogen Cunningham, James Turrell, Jeff Koons, Joana Vasconcelos, Julião Sarmento, Kiki Smith, Louise Bourgeois, Lourdes Castro, Lucian Freud, Marcel Duchamp, Maria Helena Vieira da Silva, Mark Rothko, Pablo Picasso, Paula Rego, Pedro Cabrita Reis, Richard Hamilton, Robert Smithson, Vanessa Beecroft , Vik Muniz , Vincent Van Gogh, Walter de Maria, Yoko Ono.


7.Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objectivos de aprendizagem da unidade curricular
Procurando definir o conceito de arte e interrogar as suas funcionalidades socioculturais, tanto a nível coletivo como individual, vamos considerar obras de artistas de diversas nacionalidades, realizadas em vários mediums, para delinear o percurso desde o (pré)modernismo até à contemporaneidade. Esta pluralidade irá ser circunscrita através de tópicos analíticos abrangentes e (espera-se) relevantes nos contextos vivenciais dos alunos, operando ao nível da (inter)subjetividade e também em dimensões mais amplas, como a ecologia, a política e as finanças. Assim, os alunos poderão desenvolver competências estéticas ao serviço de uma leitura ativista do mundo.


7.Demonstration of the syllabus coherence with the curricular unit's objectives
With the aim of defining the concept of art and questioning its sociocultural purposes, both at an individual and at a collective level, we will consider works of art by artists of several nationalities, made in different mediums, in order to delineate the path from (pre)modernism to present-day artistic practices. This plurality will be related through analytic topics — inclusive and (hopefully) relevant in the students’ experiential contexts — that operate at a(n) (inter)subjective level and also at more encompassing dimensions, such as ecology, politics, and finances. The students will therefore be able to develop aesthetic competences at the service of an activist reading of the world.


8.Metodologias de ensino (avaliação incluída)
Vai ser proposto um calendário de trabalho, de modo a que os alunos possam preparar as leituras antecipadamente e contribuir para a discussão dos textos teóricos, em diálogo com as obras de arte consideradas. Ao longo do semestre, os alunos vão produzir textos curtos e trabalhar em pequenos grupos para terem feedback dos colegas e/ou prepararem breves apresentações orais para a turma. Será recorrente a consulta de sites de arte contemporânea e de sites de museus e/ou galerias que albergam reproduções das obras dos artistas abordados. Estimulam-se o diálogo, a autonomia intelectual, as competências discursivas (orais e escritas) e a criatividade (nomeadamente através do convite à elaboração de trabalhos de índole criativa).

Critérios de avaliação: Presenças (5%); Colaboração na aula (discussão e exercícios escritos) e no blogue (15%); Projeto criativo de pesquisa e apresentação oral em modelo de aula aberta (25%); Ensaio (25%); Teste escrito (30%).


8.Teaching methodologies (including evaluation)
I will propose a working calendar, so that students may prepare their readings beforehand and contribute to the discussion of the theoretical texts, in dialogue with the art works under consideration. Throughout the semester, students will produce brief written texts and work in smaller groups to have peer feedback and/or to prepare short oral presentations to the class. We will frequently visit sites about contemporary art and sites of museums and/or art galleries that have reproductions of the works of the artists studied. The objective is to stimulate dialogue, intellectual autonomy, (written and oral) discursive competencies, and creativity (namely through the invitation to develop creative works).

Assessment criteria: Attendance (5%); Collaboration in class (discussion/text production) and in the blog (15%); Creative research project and oral presentation in an open class model (25%); Essay (25%); Written test (30%).


9.Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objectivos de aprendizagem da unidade curricular
Ao longo do semestre, vamos construir um saber colaborativo, a partir do diálogo em sala de aula e no blogue da cadeira, que servirá de arquivo e de fórum. Na primeira sessão, será partilhado o calendário de trabalho, definindo os textos que vamos abordar, de modo a que os alunos se responsabilizem pela sua formação e contribuam para o progresso dos debates coletivos. A diversidade de recursos bibliográficos pretende ampliar as potencialidades analíticas dos alunos e fortalecer os elos entre a sua experiência de vida e as suas competências académicas.

Além de breves textos elaborados na sala de aula, os alunos terão a oportunidade de conceber dois projetos: um de investigação, conducente à produção de um ensaio comparando o trabalho de dois dos artistas incluídos no programa; outro de índole criativa, acompanhado por uma reflexão crítica. Os alunos serão orientados pela docente em encontros de tutoria e os seus textos e posts receberão feedback a nível sintático, ortográfico, semântico e estrutural (coesão e coerência, sequencialização informacional). O teste escrito de consulta inclui o comentário crítico de um texto teórico estudado em aula e a análise de uma obra da autoria de um dos artistas estudados.

A nossa abordagem será guiada pela obra Art as Therapy, do filósofo Alain de Botton (um dos fundadores da The School of Life) e do crítico de arte John Armstrong, que argumentam a favor da conceção de arte como uma ferramenta com funções terapêuticas (no sentido mais lato do termo), em contraste com a visão modernista que separa os domínios estético, fenomenológico e político. O nosso objetivo último será, pois, considerar a funcionalidade que a arte pode cumprir na vida individual e coletiva, empoderando os alunos como agentes criativos.


9.Demonstration of the coherence between the teaching methodologies and the learning outcomes
Throughout the semester, we will build a collaborative knowledge, based upon the dialogue that takes place during the classes and in the blog, an archive and a forum. In our first meeting, I will share the work calendar defining the texts we will consider, so that students may assume responsibility for their learning and contribute to the ongoing collective debates. The diversity of bibliographical resources aims at amplifying the students’ analytical potentialities and to strengthen the links between their life-experience and their academic competencies.

Students will elaborate short written texts in class and they will also have the opportunity to develop two projects: a research project that will lead to the production of an essay comparing the work of two of the artists included in the syllabus; a creative project, backed up by a critical reflection. The professor will supervise students in tutorials and their texts and posts will get syntactic, orthographic, semantic, and structural feedback (cohesion, coherence, informational sequentialization). The open-book test includes the comment of one of the theoretical texts studied in class and the analysis of a work authored by one of the artists studied.

Our approach will be guided by the book Art as Therapy, by the philosopher Alain de Botton (co-founder of The School of Life) and the art critic John Armstrong, who argue for the conception of art as a tool with therapeutic functions (in the widest sense of the word), in contrast with the modernist vision that disconnects the aesthetic, phenomenological and political domains. Our objective will hence be to consider the function that art can fulfill in the individual and collective life, empowering students as creative agents.


10.Bibliografia
Archer, Michael. Art Since 1960. Thames & Hudson, 2014.
Arnold, Dana. A Short Book About Art. Tate Publishing, 2015.
Berger, John. Ways of Seeing. Penguin, 2008.
Botton, Alain de and John Armstrong. Art as Therapy. Phaidon, The School of Life, 2016.
Goldberg, Roselee. A arte da performance. Orfeu Negro, 2007.
Harrison, Charles, Paul Wood, and Jaison Gaiger editors, Art in Theory 1815-1900: An Anthology of Changing Ideas. Blackwell, 1998.
--- Art in Theory 1900-2000: An Anthology of Changing Ideas. Blackwell, 2002.
Hodge, Susie. Why Your Five Year Old Could Not Have Done That: Modern Art Explained. Thames & Hudson, 2012.
Hopkins, David. After Modern Art 1945-2000. Oxford UP, 2000.
Rush, Michael. New Media in Art. Thames & Hudson, 2005.
Stallabrass, Julian. Contemporary Art. Oxford UP, 2006.
Wells, Liz, editor. Photography: A Critical Introduction. Routledge, 2015.
Williams, Gilda. How to Write About Contemporary Art. Thames & Hudson, 2014.
The Art Story: Modern Art Insights
http://www.theartstory.org/

Comentários

Mensagens populares